Jundiaí digitaliza notificações e permite abatimento em infrações de trânsito
A Prefeitura de Jundiaí passou a integrar o Sistema de Notificação Eletrônica, ferramenta vinculada à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que permite aos motoristas autuados por infrações em vias municipais solicitar desconto de 40% no valor das multas. A adesão foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) e a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

Com o novo sistema, o processo de notificação passa a ser totalmente digital, eliminando a necessidade de correspondências impressas. Os condutores podem acessar as informações pelo portal Gov.br ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O benefício é válido para infrações registradas a partir de 1º de julho de 2025, desde que o motorista aceite o pagamento com desconto e não apresente recurso contra a autuação.
De acordo com a SMMT, o pedido de abatimento deve ser feito até o prazo final da defesa prévia, conforme indicado na notificação de autuação. Esse mesmo período vale para a apresentação de recursos e para a identificação do condutor responsável. Após esse prazo, o desconto deixa de ser aplicável.
Desde a formalização do contrato com a Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação (Serpro), em 22 de setembro de 2025, mais de mil motoristas já utilizaram a ferramenta e obtiveram o desconto.

Segundo Michel Domingues, diretor-presidente da Cijun, o processo de integração foi desenvolvido internamente e homologado pela SMMT, garantindo o funcionamento seguro do sistema. Além da praticidade para os motoristas, a digitalização deve reduzir custos com impressão e envio de notificações pelos Correios.
A medida segue tendência de modernização dos serviços públicos e busca tornar o acesso às informações mais rápido e simples para os motoristas que circulam por Jundiaí.
